Este site possui cookies. Ao continuar navegando, você estará concordando com o nosso uso de cookies.

Sociedade Benfeitora de Jaguaré

Participa desde: 29/08/2011

Cidade: São Paulo – SP

Número de participantes coletando: mais de 600

Unidades coletadas: mais de 370.807

Dinheiro arrecadado: mais de R$4.900,00

Quem são eles?

Fundada em abril de 1958, a Sociedade Benfeitora Jaguaré é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver e implantar programas sociais, educativos, esportivos e econômicos que estão diretamente vinculados as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece a comunidade oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Como participam dos programas de coleta da TerraCycle?

A contagem de todas as embalagens arrecadadas pela ONG é feita pelos alunos do curso de Gestão Integrada e Meio Ambiente, que também são responsáveis pelo acondicionamento dos resíduos, onde os mesmos são enviadas para os Correios. A participação nos programas de coleta ajudou principalmente na conscientização sobre os resíduos descartados incorretamente e trouxe um novo jeito de lidar com o termo “resíduos” dentro da sala de aula. Veja o depoimento dos alunos:

Como a Sociedade Benfeitora Jaguaré organiza as Brigadas dentro da instituição?

Todos os alunos dos setores na primeira semana de aula passam pela formação no Tríduo, ação na qual são apresentados todos os projetos da instituição, é nesse momento que acontece a conscientização e mobilização dos alunos para o Projeto TerraCycle. Além disso, os alunos do setor de Qualificação Profissional também têm o programa Estágio Cultural, no qual uma nota é dada aos alunos vinculada ao SENAI e PMSP e, através disso, os alunos que levam 100 embalagens, ganham 1 hora de estágio. Os pais de alunos também são envolvidos na causa, em todas as reuniões de pais os coordenadores de cada setor divulgam, mobilizam, mostram os resultados obtidos com o projeto e entregam o flyer do projeto. Para envolver a comunidade e escolas públicas do bairro foi desenvolvida a ação “1º Movimento Reciclação do Jaguaré”, as escolas orientam os alunos a arrecadarem e separarem as embalagens para a entidade. Visando incentivar ainda mais a comunidade, os alunos podem concorrer a prêmios como: tablets, bicicletas e brindes TerraCycle.

O que já fizeram com o dinheiro arrecadado nos programas da Terracycle?

Um grupo formado por alunos de cada sala compõem a ASI (A Serviço da Informação) e tomam decisões a respeito de várias questões associadas à melhoria do funcionamento da instituição. Uma delas é sobre o que a Benfeitora Jáguaré poderia fazer com o dinheiro dos programas de coleta. De acordo com a equipe do curso de Gestão Integrada e Meio Ambiente, o dinheiro da arrecadação gerou diversão para os alunos, pois a doação equivalente às embalagens é destinada a passeios e benefícios aos estudantes. No último resgate dos pontos bônus, os alunos investiram em equipamentos de áudio para os eventos da instituição, além da compra de duas mesas de jogos (Pebolim e Aero Hockey) para a área de lazer e convivência.

Quer conhecer melhor esse time de coleta?

Entre em contato com a galera da Sociedade Benfeitora Jaguaré e troquem dicas ou sugestões de como participar de forma mais eficiente nos programas de coleta da TerraCycle. A troca de conhecimento e experiências é a melhor ferramenta para ajudarmos na construção de um planeta mais limpo e consciente!

Contato:

 

Site: www.benfeitorajaguare.org.br

E-mail: midias.benfeitora@gmail.com

Telefone: (11) 3763-2016 ou (11) 3768-0552

Localização: Rua Floresto Bandecchi, 156 – Jaguaré - São Paulo - CEP: 05336-010