Este site possui cookies. Ao continuar navegando, você estará concordando com o nosso uso de cookies.

Benefício Ambiental

Os benefícios de Eliminar a Ideia de Lixo® são impagáveis.

A filosofia do lixo

O conceito de “lixo” não existe na natureza. Em um sistema natural, nenhum resíduo gerado por um organismo vivo é descartado como algo inútil. Por exemplo, os dejetos de uma raposa podem fertilizar um arbusto, cujos frutos podem servir de alimento para um passarinho. Mais tarde, o passarinho pode servir de alimento para a raposa, fechando assim o ciclo natural. Portanto, tudo o que é gerado na natureza, é reutilizado, nada se transforma em lixo.

Com a invenção de materiais sintéticos, o homem vem quebrando este ciclo natural. Ao mesmo tempo que o plástico e outros materiais permitiram que a humanidade desenvolvesse produtos mais rentáveis e inovadores, quando atingem o fim de sua vida eles se tornam resíduos que não tem lugar no ciclo da natureza.

Nós vemos peixes se alimentando de plásticos e passarinhos fazendo seus ninhos a partir de bitucas de cigarro, e esse problema é apenas exacerbado com a nossa tendência ao consumo. A facilidade de acesso a tantos bens e produtos, juntamente com o dramático aumento da população mundial e uma cultura de consumo insustentável, resultaram em uma crise de lixo global.

O impacto do lixo

Nos últimos anos, a quantidade de lixo que a humanidade produz aumentou cerca de 10.000 por cento. Deste volume impressionante, estima-se que 25% acaba em nossos oceanos. Se esse resíduo fosse organizado em uma linha reta, esta linha seria grande o suficiente para dar 5 voltas no Planeta Terra.

A maioria dos resíduos vai parar em aterros sanitários, liberando metano e outros elementos tóxicos ao meio ambiente, uma vez que apenas uma pequena parcela dessa quantidade é reciclada. Quando o lixo não é enterrado, ele é incinerado. No entanto, os incineradores não são energeticamente interessantes, pois produzem pouca energia. Além disso, o processo de incineração destrói o valor que o resíduo poderia ter.

A solução: Reciclável x Não Reciclável

Resíduos como papel, metal, vidro e plástico rígido são considerados recicláveis por questões econômicas. Quando a soma do custo de coleta e reciclagem for inferior ao valor da matéria-prima obtida ao fim do processo, o material será considerado reciclável. Por outro lado, quando o custo de coleta e reciclagem for superior à matéria-prima gerada ao fim do processo, o material será considerado "não reciclável", sendo necessário unir investimento e tecnologia para tornar o não reciclável reciclável.

O papel da TerraCycle em reciclar o que não é reciclável

A TerraCycle trabalha para Eliminar a Ideia de Lixo ® tornando reciclável o que, até então, era considerado não reciclável. Fazemos isso oferecendo uma variedade de programas patrocinados por empresas conscientes e motivadas em viabilizar a reciclagem de seus produtos e embalagens. Também contamos fortemente com a mobilização em rede de consumidores interessados em contribuir com a coleta e reciclagem dos resíduos dos programas.

Benefícios ambientais da TerraCycle

Ao participar dos programas da TerraCycle, você colabora para que os resíduos deixem de ser descartados na natureza para, em vez disso, serem transformados em matéria-prima reinserida na cadeia produtiva. Além de gerar produtos ecoamigáveis feitos com os resíduos dos programas, você também contribuirá para evitar a extração de matéria-prima virgem.

E esse impacto não é pequeno. Para um produto comum, mais de 90% dos impactos ambientais podem ser evitados com a extração de materiais feitos a partir dele mesmo.

O que a TerraCycle não faz: Soluções lineares

​A incineração de resíduos e materiais converte o lixo em fumaça, gás e calor (que algumas vezes se transforma em eletricidade). Com certeza a incineração não substitui os aterros, porém ela reduz significantemente o volume de lixo que iria para os aterros e é considerada uma otimizada solução linear. Incineração não é uma solução circular, já que o material é destruido nesse processo. A TerraCycle não incinera nenhum tipo de resíduo no seu processo de coleta e reciclagem.


O aterro sanitário é um local para a disposição final dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana, sendo historicamente o método mais comum de organização do lixo. A TerraCycle, contudo, não pratica medidas lineares, como o aterro, na gestão ambiental dos resíduos de seus programas, atuando única e exclusivamente com soluções circulares: reutilização, upcycling e reciclagem.

Hierarchy of waste infographic

Mudanças sustentáveis no estilo de vida

Existem diversas maneiras de alinhar o seu estilo de vida com práticas ecoamigáveis. No momento de fazer compras, é importante se policiar para consumir de forma consciente, sempre priorizando se possível, bens de consumo duráveis ou até mesmo artigos usados. Essa é uma maneira eficaz para que nosso consumo individual possa ter um impacto menor na natureza.

Ao olhar para a causa raíz do lixo, nós como consumidores temos grande parte da responsabilidade. Quando nós compramos alguma coisa, estamos automaticamente indicando que mais daquele produto deve ser fabricado.

Se todos nós mudassemos nossas opções individuais (nossas compras diárias), dentro de muito pouco tempo poderíamos resolver a crise mundial do lixo, junto com muitos outros problemas ambientais. Vamos começar comprando produtos que resultem em saídas positivas ao invés de negativas, vamos comprar objetos duráveis e usados, e antes de comprar qualquer coisa, nossa primeira pergunta deve ser, “será que preciso mesmo disso?”